Ultrassonografia

A ultrassonografia é uma técnica médica, não invasiva, utilizada para reproduzir imagens dinâmicas – observadas em tempo real - dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
A maioria dos pacientes não sofre de dores ou desconforto durante o exame de ultrassom. Uma pequena quantidade de gel é aplicada sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir a transmissão de ondas sonoras através do corpo. O transdutor é movimentado lentamente ao longo da superfície da pele aplicando-se uma compressão constante. Transdutores para o estudo de cavidades internas (endocavidades) são inseridos nas cavidades do corpo, o que permite a tomada de imagens de órgãos como ovários e útero (endovaginal) ou próstata e vesícula seminal (endorretal).
Aliada ao Doppler Colorido, a ultrassonografia propicia a obtenção de informações sobre os órgãos e seu respectivo fluxo sanguíneo, permitindo a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.
Essas ondas sonoras são convertidas pelo sistema de ultrassom em imagens seccionais ou tridimensionais, que podem ser adquiridas em qualquer orientação espacial.
Este método é utilizado ainda para a localização de lesões, dando subsídios para o especialista sobre a necessidade ou não de uma biópsia, e para guiar a agulha no procedimento de uma punção.
Na técnica ultrassonográfica convencional (2D) a visualização é feita ao mesmo tempo em que o exame é realizado, não havendo necessidade de processamento posterior.